Eleições: 38% dos candidatos declaram zero patrimônio, 12% são milionários e um é bilionário
Partido com mais postulantes milionários é o Novo e legenda com mais candidatos sem patrimônio é o PCO
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a eleição de 2022 terá 12% de candidatos milionários e 38% sem nenhum patrimônio, além de um candidato bilionário. O prazo para registrar candidatura acabou na segunda-feira (15), mas a Justiça Eleitoral ainda não concluiu a checagem destas informações.
Os milionários estão mais presentes entre os candidatos a presidente (58%) e vice-presidente (50%). Já os que se declararam sem patrimônio são 40% entre deputados estaduais e 36% entre deputados federais. Dois candidatos à vice-presidência comunicaram à Justiça Eleitoral que não tinham bens.
O único candidato bilionário é o herdeiro do grupo Votorantim, Marcos Ermírio de Moraes (PSDB), que concorre pela 2ª suplência na chapa em que o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) disputa a vaga de senador pelo estado.
O Novo continua sendo o partido com mais candidatos milionários proporcionalmente (27% do total), seguido pelo PSD (21%), PP (20%), União (20%) e PL (20%).
O PCB é a única sigla que não tem inscreveu no pleito nenhum postulante com mais de R$ 1 milhão de patrimônio.
Já o PCO é proporcionalmente o partido com mais candidatos com zero patrimônio (73% do total). O PT é o que tem menos candidatos com essa categoria (17,8%), seguido do Novo (18,2%) e do PL (24,65%).