Eleições

Eleições: ACM Neto diz que vai recriar EBDA, empresa extinta por Jerônimo

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário foi fechada quando petista era secretário estadual de Desenvolvimento Rural

Por Da Redação
Ás

Eleições: ACM Neto diz que vai recriar EBDA, empresa extinta por Jerônimo

Foto: Reprodução

ACM Neto (União Brasil), candidato a governador da Bahia, reafirmou o compromisso de recriar a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), que foi extinta na gestão do seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), quando era secretário estadual de Desenvolvimento Rural.

Desde o fechamento da empresa, milhares de agricultores familiares foram prejudicados pela falta de assistência técnica, que era fornecida pela companhia, assim como o estado deixou de realizar pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias na agropecuária.

De acordo com o Diário Oficial do Estado (DOE) publicado em 24 de setembro de 2016,  Jerônimo Rodrigues assinou o decreto Nº 17.037, responsável pela extinção e liquidação da EBDA. O documento foi apresentado aos eleitores no segundo programa de TV de ACM Neto neste segundo turno.

“Eu, sendo eleito, assumo aqui o compromisso de recriar a EBDA. Vamos trazer de volta a empresa pública que apoiava o agricultor. Vamos restabelecer o suporte técnico. Vamos pegar o técnico e colocá-lo no interior, na zona rural, para que ele ensine, principalmente agregando isso às novas tecnologias. Para que, assim, a gente possa ampliar a produção da agricultura familiar e, sobretudo, assegurar que você, pequeno produtor, tenha condições de vender mais", afirmou ACM Neto no programa.

A EBDA atendia 316 mil agricultores familiares. O fim da empresa levou ao desligamento de quase 1.200 técnicos e pesquisadores com atuação nos 417 municípios da Bahia e seus diferentes biomas.

O episódio traz imagens de equipamentos da EBDA que estão abandonados desde 2015, além do exemplo de Dona Lucineide, agricultora familiar que vive no semiárido baiano. “A gente se acaba de trabalhar aqui e tem pouca coisa. Se o governo estivesse mais próximo da gente, a gente ia prosperar. Antes a vida da gente era outra coisa, porque antigamente tinha várias reuniões da EBDA. Eles ensinavam a fazer horta, ensinavam a dar remédio para as ovelhas, ensinava a criar galinha”, relata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.