Política

Eleições Câmara dos Deputados: PSL confirma formalmente apoio Arthur Lira

Partido antes apoiava Baleia Rossi

Por Da Redação
Ás

Eleições Câmara dos Deputados: PSL confirma formalmente apoio Arthur Lira

Foto: Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deferiu nesta quinta-feira (21), a adesão do Partido Social Liberal (PSL) ao bloco do deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Casa legislativa. O partido integrava o bloco do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), principal adversário do alagoano na disputa interna, que ocorre no próximo dia 1º de fevereiro.

A decisão ocorreu por maioria dos membros da Mesa, quatro dos sete são aliados de Lira, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Agora, o bloco de Lira conta com o apoio de PP, PSL, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC, PTB e Avante. No total, 249 parlamentares. Já o Podemos, com 10, apesar de não ter oficializado, deve seguir com ele, totalizando 259 deputados.

Rossi, que é apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contabiliza o apoio de 12 partidos – PT, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB e Rede, que somam 242 parlamentares. Para ingressar em determinado bloco, a maioria dos deputados de um partido devem estar de acordo. Um grupo com 32 dos 52 deputados do PSL protocolou, no último dia 7 de janeiro, pedido para o partido deixar o bloco de Rossi e, consequentemente, apoiar Lira.

Contudo, desses 32 parlamentares, 17 estão suspensos. Ou seja, apenas 35 em toda a legenda dispõem de plenos direitos. Com a adesão de quatro deputados nesta semana, o grupo dos que apoiam Lira passou a 19 membros, dentre os 35 que possuem direitos, alcançando a maioria necessária para a mudança de bloco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.