Eleições: custo de impulsionamento de anúncios sobe 1.800% em 15 dias de campanha
Até esta sexta-feira, despesas dos candidatos com esse serviço chegam a R$ 15,5 milhões, aponta TSE
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De acordo com dados divulgados pela plataforma do Facebook Ads, que é o gerenciador de anúncios do Facebook e do Instagram, o custo por mil visualizações (CPM) de propagandas na internet aumentou mais de 1.800% nos primeiros quinze dias de campanha eleitoral.
O Facebook Ads informa que, na primeira quinzena de agosto, o CPM era de R$ 5,03. Já no período de 16 a 31 de agosto, com o início da campanha eleitoral, o preço para que uma publicação atinja mil visualizações chegou a R$ 96,71.
No regulamento da propaganda eleitoral, impulsionamento de propagandas na internet é permitido e deve ser cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte também estabelece que a propaganda eleitoral paga na internet deve ser feita somente por candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias e precisa ser identificada como tal onde for exibida.
Segundo dados registrados no TSE até esta sexta-feira (2), os candidatos gastaram cerca de R$ 15,5 milhões com impulsionamento de publicações nas redes sociais. A modalidade de campanha é a oitava com mais investimentos dos candidatos e partidos, conforme o ranking do tribunal.
Na última eleição geral, em 2018, o custo do impulsionamento de uma publicação para mil visualizações foi de R$ 13,41 durante toda a campanha, na plataforma Facebook Ads. Já em 2020, ano de eleições municipais, o CPM do período eleitoral foi de R$ 75,50.