• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Eleições de 2024 contaram com apenas cinco mulheres se tornando presidentes no mundo
Mundo

Eleições de 2024 contaram com apenas cinco mulheres se tornando presidentes no mundo

Representação feminina no Parlamento ocupa apenas 27%

Por Da Redação
Ás

Eleições de 2024 contaram com apenas cinco mulheres se tornando presidentes no mundo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ano de 2024 contou com a presença feminina baixa nas principais lideranças políticas no mundo. Em 31 eleições presidenciais diretas, apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado.

As nações que elegeram as representantes são Islândia, Moldávia, México, Namíbia e Macedônia do Norte. Nos três últimos países, foi a primeira vez de candidatas mulheres no cargo presidencial.

Conforme dados da ONU Mulheres, órgão voltado ao empoderamento de mulheres e à igualdade de gênero, a representação feminina nos parlamentos permaneceu estagnada em 27% neste ano. Segundo a pasta, no ritmo atual, a igualdade de gênero nos cargos de alta patente só serão alcançados em 130 anos.

Apenas sete países têm 50% ou mais de mulheres entre os integrantes do Parlamento. As nações são Ruanda (61%), Cuba (56%), Nicarágua (54%), Andorra, México, Nova Zelândia e Emirados Árabes Unidos (todos com 50%).

Para a entidade, os Estados-membros devem investir na liderança feminina, com a implementação de cotas de gênero e nomeações estratégicas, recomendando a abordagem de medidas para erradicar os preconceitos sociais e a violência contra mulheres no mundo político.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário