Eleições municipais não terão voto em trânsito; saiba como justificar ausência
Caso eleitor não apresente justificativa, ele ficará com pendências eleitorais e podem enfrentar diversas restrições; saiba quais
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Nas eleições municipais de outubro deste ano, o voto em trânsito, que permite que eleitores em viagem votem fora de seu município de registro, não estará disponível. Essa modalidade é restrita às eleições presidenciais.
Para os eleitores que não poderão comparecer às urnas na cidade onde têm o título eleitoral, é necessário justificar a ausência. Veja o que fazer em diferentes situações:
Justificativa no dia da eleição
- Aplicativo e-Título: O eleitor pode justificar a ausência diretamente pelo aplicativo.
- Formulário de requerimento de justificativa eleitoral: Disponível no site da Justiça Eleitoral, o formulário deve ser entregue em locais específicos, que serão anunciados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e cartórios eleitorais. Não é necessário apresentar documentos comprobatórios no dia da eleição.
Justificativa após a eleição
- Aplicativo e-Título: Também disponível para justificar a ausência após a eleição.
- Formulário de requerimento de justificativa eleitoral (pós-eleição): Disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve ser entregue no cartório eleitoral.
- Sistema Justifica: Disponível na página do TSE na internet.
Para justificativas feitas após a eleição, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno: até 5 de dezembro para o primeiro turno e até 7 de janeiro de 2025 para o segundo turno.
Observações importantes
Cada justificativa é válida apenas para o turno específico em que o eleitor faltou. Portanto, se a ausência ocorrer em ambos os turnos, será necessário justificar duas vezes.
A Justiça Eleitoral avaliará as justificativas e, em caso de indeferimento, pode ser aplicada uma multa. Caso o eleitor não apresente justificativa, ele ficará com pendências eleitorais e poderá enfrentar restrições como:
- Obtenção de passaporte e carteira de identidade
- Recebimento de remunerações do Poder Público
- Participação em concursos públicos
- Renovação de matrícula na rede pública
Para mais informações e procedimentos, acesse o site da Justiça Eleitoral.