Eleições

Eleições: seis dos 13 presidenciáveis de 2018 declararam apoio a Lula em 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não conta com a adesão de nenhum adversário do pleito anterior

Por Da Redação
Ás

Eleições: seis dos 13 presidenciáveis de 2018 declararam apoio a Lula em 2022

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil | Ravena Rosa/Agência Brasil | Elza Fiuza/Agência Brasil | Reprodução/JN | José Cruz/Agência Brasil | Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Seis dos 13 candidatos à Presidência da República de 2018 oficializaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB), que disputaram as eleições gerais anteriores, declararam voto em Lula.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) não conta com a adesão de nenhum adversário do pleito anterior. Os demais votam em Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), não declararam apoio a nenhum candidato ou concorrem novamente neste ano.

Alckmin, atualmente, é candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Haddad, que substituiu o ex-presidente em 2018 depois que sua candidatura foi barrada pela Justiça Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa, concorre ao governo do estado de São Paulo.

Marina disputa uma vaga como deputada federal e, depois de mais de uma década de rompimento político com Lula, formalizou na segunda-feira (12) apoio ao petista. João Goulart Filho é filiado ao PCdoB, que compõe a federação com o PT. Ele não disputa nenhum cargo em 2022 e confirmou apoio a Lula à CNN.

Guilherme Boulos (PSOL), que chegou ao segundo turno nas eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2020 e concorre neste ano à Câmara dos Deputados, faz campanha pela candidatura do ex-presidente.

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que atualmente é filiado ao União Brasil, confirmou voto em Lula à CNN. Seu partido lançou a candidatura da senadora Soraya Thronicke à Presidência.

O senador e candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos) compõe a coligação de Tebet no plano nacional. Em resposta à CNN, sua assessoria confirmou que ele apoiará a emedebista. Vera Lucia (PSTU) e Eymael (DC) são outros que lançaram seus nomes em 2018 e voltam a concorrer à Presidência neste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário