Eleições

Eleições: TCU quer entregar auditoria das urnas em paralelo com militares

No total, 4.161 mil equipamentos serão auditados pelo órgão

Por Da Redação
Ás

Eleições: TCU quer entregar auditoria das urnas em paralelo com militares

Foto: Divulgação/Flickr TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia que a auditoria sobre as urnas eletrônicas vai servir de “fiel da balança” para desarmar possíveis narrativas de auditoria paralela que os militares também farão no dia das eleições. A expectativa inicial é de que a auditoria do órgão fique pronta em novembro. Porém, diante da preocupação de que circulem versões distorcidas de auditagens paralelas, os ministros do tribunal têm considerado que precisam acelerar os trabalhos.

A auditoria do TCU vai alcançar mais urnas do que a dos militares. Por isso, é chamada entre ministros de “a auditoria da auditoria”. Nas eleições de outubro deste ano, serão utilizadas 577 mil urnas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessas, 4. 161 mil vão ser auditadas pelo TCU. Já os militares, vão fiscalizar 385 boletins de urnas.

É a primeira vez que o tribunal de Contas participa da auditagem dos boletins de urnas (BUs), que são relatórios impressos das informações armazenadas nas urnas, com o total de votos por partido; total de votos por candidato; hora de encerramento da votação. Mais de 200 auditores fiscais de controle externo vão ser mobilizados no dia das eleições. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário