Mundo

Eleitores de Israel vão às urnas nesta terça-feira (1°)

Benjamin Netanyahu e Yair Lapid são os principais líderes na disputa

Por Da Redação
Ás

Eleitores de Israel vão às urnas nesta terça-feira (1°)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os cidadãos de Israel vão às urnas participar de eleições gerais nesta terça-feira (1º). Os dois principais líderes na disputa pelo governo do país são o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o atual primeiro-ministro, Yair Lapid. No entanto, nenhum dos dois deve conquistar assentos suficientes no Parlamento para formar um novo governo.

Para garantir a maioria necessária (61 assentos) eles vão precisar fazer alianças com partidos políticos menores. Tanto Lapid como Netanyahu precisam de uma presença muito alta de seus apoiadores. Os cidadãos palestinos de Israel, que representam cerca de 20% da população, não gostam de nenhum dos dois candidatos, mas aqueles que votam tendem a favorecer Lapid. 

Se os eleitores comparecerem, Lapid tem mais chance, mas se eles ficarem em casa, Netanyahu deve vencer. Se nenhum deles for bem-sucedido, Israel poderá em breve enfrentar outra eleição, das cinco em menos de quatro anos.

Cenário

Benjamin Netanyahu, líder do partido Likud, que governou por 12 anos antes de ser deposto no ano passado, está pedindo aos eleitores uma outra chance, mesmo que ele esteja sendo julgado por acusações de corrupção.  Já Yair Lapid, do partido centrista Yesh Atid, espera que seu mandato como chefe de um governo provisório tenha mostrado aos eleitores que alguém além de Netanyahu pode liderar o país.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.