Brasil

Eletrônicos podem ficar mais caros com seca na Zona Franca de Manaus

Itens como televisores e celulares podem sofrer com variação no preço devido à complicação na logística de distribuição

Por Da Redação
Ás

Eletrônicos podem ficar mais caros com seca na Zona Franca de Manaus

Foto: Freepik

A seca no Amazonas ameaça o valor de itens eletrônicos, como celulares e televisores, devido à interrupção do transporte fluvial na Zona Franca de Manaus, o que afeta diretamente a distribuição dos produtos na região.

A redução do nível da água devido à seca na região afetou o transporte fluvial, dificultando a entrada de insumos e a saída de produtos prontos para venda. O fenômeno El Niño agravou ainda mais a seca nesta época do ano, resultando na diminuição dos níveis dos rios.

Com este cenário, as fábricas estão buscando opções de transporte alternativas, que muitas vezes são mais caras. Humberto Barbato, presidente executivo da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ressaltou que produtos com margens de preço mais ajustadas correm um risco maior de aumento para o consumidor final, destacando os celulares, televisões e, em alguns casos, computadores como os itens mais impactados.

Barbato também observou que, devido à forte concorrência no setor, muitos tentam evitar repassar os aumentos de custos para o consumidor. No entanto, o aumento dos gastos com logística pode levar alguns empresários a reconsiderar essa estratégia.

As condições desfavoráveis do transporte fluvial e a necessidade de recorrer ao transporte aéreo afetaram as projeções de vendas para 2023, que já eram pessimistas. O setor espera uma queda de 6% no faturamento em comparação ao ano anterior, principalmente devido à redução nas vendas.

“Cerca de 31% das empresas do setor acreditam que terão vendas menores do que no ano anterior e 24% esperam instabilidade no volume de vendas. Nossas expectativas não são muito positivas, e o índice de confiança do empresário está baixo”, ressaltou Barbato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário