Elevador do Taboão é inaugurado em Salvador após 54 anos desativado
Equipamento vai ligar Pelourinho e o bairro do Comércio
Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia
Após 54 anos desativado, Salvador ganha um ponto turístico requalificado nesta quinta-feira (30): o novo Elevador do Taboão, um dos principais equipamentos públicos históricos da capital baiana. O ponto fará a ligação entre o Pelourinho e o bairro do Comércio e a operação começa nesta sexta-feira (1º).
Recuperado pela Prefeitura de Salvador, a expectativa é que, com a reativação, o ascensor se torne novo cartão postal da cidade e impulsione o turismo e economia local. A inauguração do novo equipamento contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis, além de lideranças políticas e religiosas.
O elevador funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem entrada gratuita. A capacidade é para 14 pessoas, mas começa a operar apenas com 8, segundo Reis, devido à necessidade do distanciamento social na pandemia.
"O mar estava tomando conta, estava em ruínas. A estrutura estava para desabar, é uma área de risco", disse Reis na tarde desta quinta na inauguração. Segundo o prefeito, as obras se estenderam porque tentaram restaurar o maquinário original do elevador, de 1896, no entanto, não conseguiram.
"É um elevador panorâmico, climatizado, que vai ajudar a estimular o comercio entre a cidade baixa à cidade alta. É mais um meio de locomoção e mais um ponto de visitação para os turistas que visitam a cidade", destaca Reis.
Na ocasião, o prefeito anunciou mais uma intervenção no bairro do Comércio, para movimentar o entorno. "Vamos implementar um memorial em homenagem às vitimas da Covid-19 e aos profissionais da saúde na praça Cairu". Reis também comentou, sem citar nomes e data, de um "grande hotel" que virá ao centro da cidade.