Elon Musk anuncia 1º implante de chip cerebral em ser humano
O objetivo do dispositivo é capacitar pessoas com paralisia a controlar dispositivos por meio de seus pensamentos
![Elon Musk anuncia 1º implante de chip cerebral em ser humano](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/172296/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=dbc75b8981f8700c74319e15911889b5)
Foto: Divulgação/YouTube
O magnata Elon Musk, CEO da X (antigo Twitter), divulgou nesta terça-feira (30) o primeiro implante do chip cerebral da Neuralink em um ser humano. Este dispositivo de interface cérebro-computador (BCI) visa capacitar pessoas com paralisia a controlar dispositivos externos por meio de seus pensamentos.
Elon Musk informou que o paciente está se recuperando satisfatoriamente, sem entrar em muitos detalhes sobre a cirurgia, apenas mencionando que o implante foi realizado no dia 28 e que o paciente está em processo de recuperação positiva. Além disso, Musk destacou que as análises preliminares revelaram sinais "promissores" de atividade neural.
A cirurgia, realizada por um robô, implantou o chip em uma área do cérebro responsável pela intenção de movimento, conforme explicado pela Neuralink no ano anterior. Inicialmente, o objetivo é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador apenas com seus pensamentos.
A Neuralink recebeu autorização em 2023 para testar o chip em seres humanos. A startup anunciou em setembro que indivíduos com paralisia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) poderiam participar do estudo. Embora a Neuralink não tenha divulgado o número de participantes nos testes, espera-se que esses estudos se estendam por cerca de seis anos.
Elon Musk tem grandes aspirações para a Neuralink, planejando usar os chips para tratar condições como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia. No entanto, especialistas apontam que, mesmo se o dispositivo se mostrar seguro para uso humano, ainda será necessário mais de uma década para que a Neuralink obtenha aprovação para uso comercial.