Brasil

Em 10 anos, Exército registra quase 90 ocorrências de desvio de armas

De 2013 até o momento, foram registrados 144 casos

Por Da Redação
Ás

Em 10 anos, Exército registra quase 90 ocorrências de desvio de armas

Foto: Reprodução/TV Globo

Um levantamento do Jornal da Globo, com base em dados do Exército obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, revela que, nos últimos dez anos, foram registradas quase 90 ocorrências de desvio de armas. De 2013 até agora, entre furtos, roubos e desaparecimentos, foram contabilizados 144 armamentos, sendo os fuzis o principal alvo dos criminosos. 

No mesmo período, também houve o desvio de 27 mil munições em 224 ocorrências. Os dados mostram ainda que 2023 é o ano com mais armamento desviado nesta década: até o fim de outubro, foram 29. Nesta conta, estão as 21 metralhadoras furtadas do arsenal do Exército em Barueri, na Grande São Paulo, em outubro.

Para pesquisadores, a chegada dessas armas ao crime organizado amplia o poder dos criminosos ligados ao tráfico de drogas, a roubos de cargas e a assaltos a bancos.

“A gente está falando de armas de calibre restrito, de armas de maior poder de fogo. Isso é uma grave distorção, porque são produtos, são ferramentas compradas com dinheiro público para ajudar a defesa nacional, que por um problema de negligência na guarda, vira uma arma mais para desestabilizar o país, especialmente na segurança pública", destacou Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz, em entrevista ao jornal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.