• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • ‘Em 2026, eles vão tentar avançar sobre as pequenas e médias cidades’, diz presidente do PT Bahia

‘Em 2026, eles vão tentar avançar sobre as pequenas e médias cidades’, diz presidente do PT Bahia

Para Éden Valadares, o resultado das eleições de 2024 não foi muito diferente de 2022

Por Da Redação
Ás

‘Em 2026, eles vão tentar avançar sobre as pequenas e médias cidades’, diz presidente do PT Bahia

Foto: Divulgação

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou que o resultado das eleições de 2024 não foi muito diferente de 2022, quando Jerônimo Rodrigues foi eleito governador. No geral, o PT teve as maiores votações nos pequenos e médios municípios, enquanto a União Brasil obteve melhor desempenho nos maiores colégios eleitorais.

A declaração foi feita na quinta-feira (10), em entrevista à TV Band Bahia. Com resultados bastante semelhantes nas duas últimas eleições, Éden acredita que, em 2026, os dois grupos opositores deverão concentrar esforços na conquista do eleitorado em regiões onde tiveram desempenho desfavorável.

"A tática deles com relação à Região Metropolitana é a mesma de 2022, está evidente. O que a turma de ACM Neto e Bolsonaro aposta? Ganhar bem as eleições nas grandes cidades para tentar fazer os cinquenta por cento mais um que precisa no estado”, afirmou Valadares.

“O que é que nós apostamos? Melhorar o nosso desempenho nessas grandes cidades e garantir o apoio que nós temos nas pequenas e médias cidades para o Lula Jerônimo. Em 2026, eles vão tentar avançar sobre as pequenas e médias, e nós, sobre as grandes", completou.

Na entrevista, o presidente ressaltou que mesmo a oposição administrando algumas das dez maiores cidades em 2024, Jerônimo continua com o maior número de municípios do estado. Contabilizando as prefeituras do PT e dos partidos aliados, o governador venceu em mais de 310, número, inclusive, superior aos dos antecessores, Jaques Wagner e Rui Costa. 

“Somente nós do PT subimos em 15% o número de votos geral. Tivemos mais de um milhão e 200 votos para prefeito na Bahia, sem ter candidatura em Salvador. Você imagina se tivesse candidatura em Salvador, esse número provavelmente seria de um milhão e meio", disse.

"Para mim, o resultado das eleições dá ligeira vantagem à base do governador. 'Ah, a turma deles ganhou nas maiores cidades', mas nós ampliamos o número de prefeitos do PT e do Governo nas médias e menores. 'Ah, o Governo perdeu Lauro', mas ganhou Juazeiro, 'perdeu Ilhéus', mas ganhou Eunápolis. Então, nas grandes o movimento ficou meio que o mesmo desenho, a mesma foto”, concluiu. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário