Em 48h, chuva que atingiu Salvador supera acumulado esperado para todo mês de janeiro
Cidade está em alerta de perigo emitido pelo Inmet na manhã deste domingo (12)
Foto: Divulgação
O acumulado de chuvas das últimas 48 horas, em Salvador, superou o esperado para todo o mês de janeiro. Os dados foram divulgados neste domingo (12), pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (CEMADEC).
• Alerta Laranja: Governo prepara equipes para as fortes chuvas em Salvador e interior da Bahia
• Temporal atinge 20 municípios baianos e deixa moradores desabrigados em cidade no sudoeste da Bahia
• Com fortes chuvas em Salvador, confira previsão do tempo nas cidades baianas neste fim de semana
• Fim de semana será de chuva em Salvador e regiões da Bahia; confira previsão
• Inmet emite alerta de grande perigo para temporais no sul da Bahia
No fim de semana marcado pelas chuvas na capital baiana, foram registrados 120 mm, o que superou a definição de “normal climatológica” apontada pela Codesal, de 79,9 mm.
O clima chuvoso é influenciado pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que ocorre especialmente durante o verão.
Desde sexta-feira (10), a Codesal registrou 80 solicitações, 29 ameaças de desabamento e 28 de deslizamento de terra. Até a tarde deste domingo, foram contabilizadas 12 solicitações.
As localidades com maiores acumulados de chuva são Ilha de Bom Jesus dos Passos com 123,6 mm, Ilha dos Frades com 92,8 mm e Itapuã – UBS 89,0 mm.
A cidade está sob alerta laranja, que representa perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) às 10h deste domingo. O aviso chama a atenção para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é preciso evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Codesal está de plantão 24h para agir nas emergências. Em caso de emergência, disque 199.