Saúde

Em 90 dias, Brasil registra aumento de 18% nos casos de Sarampo

Bahia está entre os 13 estados que apresentaram surto da doença

Por Da Redação
Ás

Em 90 dias, Brasil registra aumento de 18% nos casos de Sarampo

Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (4), o Ministério da Saúde divulgou que nos últimos 90 dias os casos de Sarampo no Brasil aumentaram em 18%, em comparação com o último boletim divulgado na última quarta-feira (28). 

Foram 2.753 casos confirmados da doença em 13 estados do país. No novo boletim aponta que entre 09 de junho a 31 de agosto de 2019,  20.292 casos, sendo que 15.430 deles estão em processo de investigação e os outros 2.109 foram descartados.

Ainda segundo o levantamento do Ministério, quatro pessoas morreram de Sarampo, sendo três delas em São Paulo - duas crianças e 1 adulto -, e uma criança no estado de Pernambuco. Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

Dentre os 13 estados que estão concentrando casos de Sarampo, 98,37% dos registros estão no estado de São Paulo. A Bahia também está inclusa no ranking dos 13 estados, com 1% de incidência dos mais de 20 mil casos que foram registrados entre junho e agosto.

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber, é essencial manter a população infantil menor de cinco anos contra a doença.

"É fundamental proteger crianças menores de cinco anos, elas precisam que os adultos a levem-nas as unidades de saúde... este é o foco: vacinar as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias realizar a vacinação de rotina que é com 12 e 15 meses", disse o secretário. 

O secretário ainda afirmou que o Brasil necessita da ajuda da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater os casos de Sarampo.

"Sarampo é uma doença grave principalmente para crianças. O mundo inteiro está tendo circulação de Sarampo, inclusive, os Estados Unidos agora deve perder o certificado de área livre do Sarampo, a Europa já tem quatro países que perderem o status de área livre, assim como o Brasil em fevereiro. Este problema é global, então, se todos os países não se dedicarem num esforço internacional, coletivo e coordenado pela OMS, nós teremos muita dificuldade em interromper a transmissão", disse Wanderson Kleber.

O Ministério da Saúde já designou 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral a todos os estados, para garantir a imunização em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. E para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo, vão ser destinadas, 960.907 mil doses.

Ainda segundo o ministério, o país já adquiriu 28,7 milhões de doses adicionais das vacinas contra sarampo, que irão garantir o abastecimento do país até 2020.

O Sarampo havia sido erradicado do país desde 2016, quando o Brasil recebeu o certificado pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário