Em ação contra Bolsonaro, deputado Filipe Barros depõe por duas horas no TSE
Oitiva faz parte do processo em que o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político
Foto: Câmara dos Deputados
O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) prestou depoimento por cerca de duas horas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (27). Barros foi testemunha em uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O depoimento faz parte do processo em que o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político ao convocar uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto, em junho de 2022, em que fez críticas ao sistema eleitoral. O caso pode levar à inelegibilidade do ex-presidente.
O oitiva de Barros foi solicitado pela defesa de Bolsonaro e autorizado pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.
O deputado foi o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, rejeitada pela Câmara em 2021. O parlamentar também teve acesso a inquérito da PF que apurava atentado hacker ao TSE. Bolsonaro divulgou dados desse inquérito ao lado de Barros em uma live em um dos perfis nas redes sociais, em 2021.
Pela participação na live, a PF afirmou que viu indícios de crime na conduta de Barros e de Bolsonaro, conforme relatório enviado ao STF em novembro de 2021. A corporação não pediu o indiciamento da dupla por entender haver divergência no Supremo sobre a possibilidade de a PF indiciar um político com foro privilegiado.