Em ação recíproca, França ordena que Venezuela 'reduza equipe diplomática' em Paris
Ações ocorrem após a polêmica posse do venezuelano Nicolás Maduro como presidente
Foto: Reprodução/Pixabay
O Ministério das Relações Exteriores da França ordenou, nesta quarta-feira (22), que a embaixada venezuelana em Paris "reduza a equipe diplomática" em resposta à decisão anterior de Caracas de limitar o número de diplomatas franceses a três. Os diplomatas escolhidos terão cinco dias para deixar o país.
“Esta decisão é uma medida recíproca após a decisão das autoridades venezuelanas, de 14 de janeiro, de reduzir nossa presença diplomática em Caracas com base em argumentos que rejeitamos categoricamente”, informou a pasta francesa em comunicado.
Na semana passada, a Venezuela comunicou que iria impor restrições a diplomatas franceses, italianos e holandeses em Caracas, citando a resposta “hostil” desses governos à posse do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato.
Vale ressaltar que várias nações ocidentais não reconheceram a vitória de Maduro na eleição presidencial de julho de 2024 na Venezuela. França, Itália e os Países Baixos, inclusive, condenaram a posse de Maduro na semana passada, enquanto os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de US$ 25 milhões pela prisão do presidente venezuelano.