• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em apagão geral há três dias, Cuba espera a chegada do furacão Oscar
Mundo

Em apagão geral há três dias, Cuba espera a chegada do furacão Oscar

A ilha sofre a sua pior crise em 30 anos

Por Da Redação
Ás

Em apagão geral há três dias, Cuba espera a chegada do furacão Oscar

Foto: Ansalmo Juvaga/Pixabay

Desde a sexta-feira (18), Cuba está sob apagão geral. Simultaneamente a essa situação, o furacão Oscar deve atingir a ilha neste domingo (20). O fenômeno climático agrava a crise no país, que é a pior em 30 anos.  

Com ventos de 139 km/h, Oscar deverá chegar ao leste de Cuba acompanhado de fortes chuvas, de acordo com o Centro Nacional Americano de Furacões (NHC). A situação piora o quadro de escassez de alimentos e medicamentos do país, inflação e cortes crônicos do abastecimento no país. 

As autoridades do leste da ilha “já trabalham arduamente para proteger a população e os recursos econômicos, dada a iminência do furacão Oscar”, prometeu o presidente Miguel Díaz-Canel, em mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), neste sábado (19).

Em mensagem também emitida no X, o presidente cubano relatou avanços no resgate do sistema elétrico. “16% dos consumidores já têm eletricidade e cerca de 500 megawatts estão a ser gerados. O sistema continuará a aumentar a sua carga nas próximas horas”, afirmou. Um dia antes do apagão total de energia ligado ao colapso da principal central térmica da ilha, o país consumiu 3.300 megawatts. 

Na noite da sexta-feira, o presidente Díaz-Canel realizou uma reunião de supervisão prometendo que não haveria descanso para os serviços do Estado até que a eletricidade voltasse na ilha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário