Em Ba-Vi de cenários opostos, Bahia e Vitória disputam último clássico do ano
Rubro-Negro busca encurtar distância para fora do Z-4 e Tricolor quer seguir na briga pelo G-4

Foto: Letícia Martins/EC Bahia e Rafael Rodrigues
O último Ba-Vi do ano já começa cercado de muita expectativa e com cenários opostos para as duas equipes. Enquanto o Bahia busca seguir na caça para entrar no G-4, o Vitória visa encurtar a distância para a zona de rebaixamento. Nesta quinta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília) os dois times se enfrentam no Barradão, em Salvador, pela 28ª rodada do Brasileirão.
Além de seguir buscando a classificação para a Libertadores, o Bahia também busca defender o tabu diante do rival. O Tricolor não perde para o Rubro-Negro desde o dia 31 de março de 2024, com três triunfos e quatro empates em sete partidas disputadas. Agora, o Esquadrão busca conseguir a segunda série invicta diante do Leão.
De 2013 para 2014, o Bahia ficou oito partidas sem perder para o Vitória, tendo conquistado três triunfos e cinco empates.
Leão também defende tabu
Da mesma forma que o Bahia tem um tabu, o Vitória também defende o seu. O Rubro-Negro nunca foi derrotado pelo mairo rival no Barradão pela Série A. Em cinco partidas disputadas, foram três empates e dois triunfos.
Apesar da marca expressiva, o Vitória não vence o Bahia pelo Brasileirão de pontos corridos desde 2003. Na ocasião, o Leão bateu o Esquadrão por 2 a 1.
Rubro-Negro vem quase completo e Tricolor vem cheio de desfaques
A única dúvida que paira sobre a cabeça do técnico Thiago Carpini é na zaga. Expulso na última rodada diante do Vasco, o capitão Lucas Halter está fora da partida. Neris deve ser o substituto. O lateral-esquerdo Ramon deve voltar ao time titular após suspensão recente.
A provável escalação do Vitória para a partida deve ser a seguinte:
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Camutanga, Edu [Neris], Zé Marcos e Ramon; Baralhas, Ronald e Aitor; Erick e Renato Kayzer.
Rogério Ceni ganhou alguns reforços caseiros que estavam suspensos na última partida. Santiago Arias, Gabriel Xavier, Sanabira e Rodrigo Nestor voltam a ficar á disposição. Porém a lista de desfalques é enorme.
Ainda em recuperação da cirurgia para retirada de um câncer na tireoide, o meia Everton Ribeiro é ausência certa. Michel Araújo pode ganhar a vaga. Caio Alexandre, Kanu, Erick Pulga e Willian José que está suspenso, também estão fora de combate.
A provável escalação do Bahia para a partida deve ser a seguinte:
Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Gabriel Xavier e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas e Rodrigo Nestor [Michel Araujo ou Cauly]; Ademir, Sanabria e Tiago.
O Vitória é o 17º colocado, dentro da zona de rebaixamento, com 25 pontos, enquanto o Bahia é o sexto, com 43.