• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em busca de maior influência no continente, Putin faz acordo militar com 40 países africanos
Mundo

Em busca de maior influência no continente, Putin faz acordo militar com 40 países africanos

Parceria foi firmada na sexta-feira (28), último dia da cúpula Rússia-África em São Petersburgo

Por Da Redação
Ás

Em busca de maior influência no continente, Putin faz acordo militar com 40 países africanos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a assinatura de acordos de cooperação militar com mais de 40 países do continente africano. A parceria foi firmada na sexta-feira (28), último dia da cúpula Rússia-África em São Petersburgo.

A assinatura do acordo militar com os países da África é um símbolo dos esforços de Putin por mais influência na região, que também incluiu a doação de até 50 mil toneladas de grãos a aliados na quinta (27)

"A fim de fortalecer as capacidades de defesa dos países do continente, estamos desenvolvendo a cooperação nas esferas militar e técnico-militar", declarou o chefe do Kremlin no fórum, destacando que as nações poderão participar de exercícios militares em território russo para se familiarizar com armamentos de nova geração.

Na última edição da cúpula, em 2019, a Rússia já havia assinado contratos de cooperação militar no valor de US$ 10 bilhões (R$ 47 bilhões). 

Uma figura central para a estratégia de Putin na África também marcou presença na cúpula: Yevgeny Prigojin, líder do Grupo Wagner, que na semana passada disse às suas tropas para se prepararem para uma viagem ao continente africano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário