Em carta, Battisti menciona 'cinismo' de Lula e culpa PT pela vitória de Bolsonaro em 2018
Segundo o homicida condenado, Lula é 'capaz de tudi para ser presidente'

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ex-terrorista Cesare Battisti, que está detido na prisão calabresa de Corigliano Rossano, no sul da Itália fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma carta escrita à mão em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Battisti diz ter reconhecido o esforço do PT em lhe dar abrigo quando ficou mais uma década no Brasil, mas afirmou ter ficado incomodado com o pedido de desculpas de Lula em 2021, por mantê-lo em solo brasileiro.
O ex-ativista também pontuou que o ex-presidente é capaz de tudo para retornar ao posto de presidente da República e mencionou o seu "cinismo político". “Todos sabemos que Lula é capaz de tudo para colocar de novo a faixa de presidente. O animal político que nunca se contradiz. Aconteceu também comigo de admirar seu cinismo político (no sentido vulgar do termo) e o extraordinário jogo de cintura”, escreveu.
Battisti também atribuiu a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018 ao “extremismo idiota que impede o bom senso” e a “guinada desonesta” do PT. “Se Lula e o PT não tivessem comido tudo, se não tivessem feito acordo com todo o lixo do Centrão, o povo brasileiro não teria desistido para correr atrás de Bolsonaro.”
O homicida também escreveu sobre estar preocupado com as notícias brasileiras. "Me dói ler e ouvir o que acontece nesse grande país. Por raiva, alguém pode dizer: 'Vocês votaram no fascista, agora aguentem'. Mas sabemos que isso é uma idiotice. No desespero, o povo torna-se manipulável e cego. Temo que para colocar fora do jogo esse canalha ocorrerá uma desgraça", disse sem mencionar Bolsonaro.