Em carta, grupos ambientais criticam indicação interina da diretora do Inema à SEMA
Documento foi enviado ao governador Rui Costa
Foto: Divulgação
Grupos ambientais enviaram uma carta aberta ao governador da Bahia, Rui Costa, para manifestar descontentamento com a indicação interina da diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA). O documento é assinado por 93 grupos entre organizações, instituições, grupos de pesquisa, cientistas, pessoas civis, movimentos e ativistas socioambientais e foi protocolado na última terça-feira (25).
No texto, os autores reiteram a necessidade de que o nome definitivo para a pasta tenha uma trajetória marcante na área, ou na gestão pública democrática, e compromisso com a proteção ambiental, aberto a um diálogo franco com todos os setores da sociedade civil. Além disso, os grupos acreditam que desde 2012, Márcia Telles, não demonstrou essas características na condução do Inema.
Os autores entendem que o modelo de gestão implementado pelo órgão tem sido marcado pela "liberação meramente cartorial de licenças ambientais, de autorizações de supressão de vegetação nativa e de outorgas de uso de recursos hídricos; sem monitoramento eficaz na proteção dos biomas estaduais e das unidades de conservação e com atividades limitadas de sensibilização e educação ambiental".