Em cinco dias, aposentados compraram 3 mil passagens pelo Voa Brasil
Programa foi lançado no último dia 24 de julho pelo governo federal
Foto: Pixabay
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (30) que o programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas a até R$ 200 para aposentados do INSS, vendeu 3 mil passagens desde seu lançamento na semana passada, no dia 24 de julho. O número representa 0,1% das 3 milhões de passagens disponibilizadas inicialmente.
Desde a apresentação do programa pelo governo, o site oficial do Voa Brasil registrou 50 mil acessos. Apesar da baixa adesão inicial, o ministro destacou que o objetivo é incluir brasileiros aposentados na aviação sem custos para o país, e que um esforço de comunicação será feito para aumentar as vendas.
O Voa Brasil não envolve gastos do Orçamento federal. O governo negociou com as companhias aéreas para oferecer passagens a preços reduzidos, visando preencher assentos ociosos nos voos. Historicamente, entre 15% e 20% dos assentos ficam desocupados anualmente. No ano passado, a aviação civil movimentou cerca de 112 milhões de passageiros, dos quais mais de 13 milhões compraram passagens por até R$ 200.
A expectativa é que os 3 milhões de bilhetes do Voa Brasil aumentem essa fatia, ocupando lugares vazios com aposentados que não costumam viajar. Costa Filho enfatizou a importância do programa para incluir mais brasileiros no transporte aéreo, afirmando que apenas 30 milhões de CPFs costumam viajar pelo Brasil atualmente.