• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em comunicado conjunto com Colômbia e México, Brasil pede divulgação de atas eleitorais da Venezuela

Em comunicado conjunto com Colômbia e México, Brasil pede divulgação de atas eleitorais da Venezuela

Em nota, países afirmam que tem acompanhado com muita atenção todo o processo de escrutínio dos votos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Em comunicado conjunto com Colômbia e México, Brasil pede divulgação de atas eleitorais da Venezuela

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (1), publicou nas redes sociais um comunicado conjunto das presidências do Brasil, Colômbia e México. No documento os países expressam apoio com o povo venezuelano, "que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro" e pedem a divulgação das atas eleitorais do pleito na Venezuela.  

Em nota, eles afirmam que tem acompanhado com muita atenção todo o processo de escrutínio dos votos, além de pedirem às autoridades eleitorais da Venezuela um pouco mais de cuidado com tudo que ocorreu.

Confira na nota completa 

Os governos do Brasil, Colômbia e México felicitamos e expressamos nossa solidariedade com o povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro.

Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.

As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.

Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos.

Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento.

Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário