Em desfile para comemorar vitória soviética sobre nazistas, Putin afirma que vai defender 'firmemente' interesses russos
Rússia celebra 76 anos do fim da capitulação alemã na 2ª Guerra Mundial

Foto: Reprodução/Getty Images
No discurso de celebração dos 76 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, neste domingo (9), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ressaltou seu apoio ao direito internacional, mas "sempre vai defender firmemente os interesses nacionais russos e garantir a segurança do povo".
Putin também denunciou a volta de discursos "racistas, de superioridade nacional, antissemitismo e russofobia", como ele definiu.
“Para a minha família e eu, é uma festa para celebrar uma vitória do povo russo. Nós temos orgulho, nos lembramos e honramos nossos familiares e corajosos soldados”, disse em Vladivostok a contadora Ioulia Goulevskikh, que foi assistir ao desfile ao lado da filha.
As celebrações de 9 de maio representam um momento de comunhão patriótica em lembrança aos cerca de 20 milhões de soviéticos mortos durante a guerra.
“O povo soviético respeitou o seu juramento sagrado, defendeu a pátria e a liberdade dos países da Europa da peste marrom”, declarou o presidente neste domingo.