Em Dia Internacional da Democracia, ONU destaca importância da liberdade de imprensa
António Guterres reforça a necessidade de defender os princípios democráticos de igualdade, inclusão e solidariedade
Foto: ONU/Jean-Marc Ferré
Em Dia Internacional da Democracia, comemorado nesta quinta-feira (15), as Nações Unidas pedem pela união de forças para garantir a liberdade e proteger os direitos do cidadão. Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que a data é marcada por revezes em todo o mundo.
De acordo com Guterres, o espaço cívico está diminuindo. Dessa forma, é possível verificar o crescimento da desconfiança e a desinformação, enquanto a polarização mina as instituições democráticas.
Este ano, a data reforça a importância da liberdade de mídia para a democracia, a paz e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nos últimos cinco anos, cerca de 85% da população mundial presenciou os efeitos do declínio da liberdade de imprensa em seu país, diz a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Segundo o chefe da ONU, o momento atual é de reafirmar que democracia, o desenvolvimento e os direitos humanos são interdependentes e se reforçam mutuamente. Ele ainda ressalta que é necessário defender os princípios democráticos de igualdade, inclusão e solidariedade.
Assista o vídeo: