• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em discurso do Estado da União, Joe Biden diz que liberdade está em risco
Mundo

Em discurso do Estado da União, Joe Biden diz que liberdade está em risco

O presidente também criticou Trump, fazendo alerta sobre ameaças à democracia

Por Da Redação
Ás

Em discurso do Estado da União, Joe Biden diz que liberdade está em risco

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proferiu nesta quinta-feira (7) o discurso anual do Estado da União perante o Congresso, destacando os desafios e riscos à liberdade e à democracia. Sem citar diretamente o ex-presidente Donald Trump, Biden fez críticas veladas e reforçou o apoio à Ucrânia em meio à tensão com a Rússia.

Biden iniciou o discurso com uma observação leve, fazendo uma piada sobre estar "em casa" se fosse mais esperto. Logo após, ele relembrou um discurso histórico de Franklin D. Roosevelt em 1941, alertando sobre ameaças à democracia durante a Segunda Guerra Mundial.

O presidente ressaltou que o mundo enfrenta novamente um período crítico, no qual a liberdade e a democracia estão em perigo. Em relação à crise na Ucrânia, Biden criticou o presidente russo Vladimir Putin, acusando-o de instigar o "caos" na Europa.

Biden expressou apoio inabalável à Ucrânia, defendendo a continuidade do suporte militar dos EUA ao país europeu. Ele enfatizou a importância estratégica desse apoio para a segurança global, afirmando que a retirada dos Estados Unidos representaria um risco tanto para a Europa quanto para o mundo.

Numa alusão a Trump, Biden condenou a postura anterior do "antecessor", que, segundo ele, teria dado carta branca a Putin. Tal atitude, segundo Biden, é "revoltante e inaceitável".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário