Em embate com Brics, Trump faz acordo com Indonésia, país integrante do bloco
Acordo é diferente do acertado entre ex-presidente com o Brasil

Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no dia 7 de julho, uma tarifa de 32% para a Indonésia. O país foi outro dos membros do Brics alvo das tarifas do presidente dos EUA, impondo uma tarifa de 10% para todos os países do bloco. Porém, ao contrário de países como o Brasil, China e Rússia, que têm se mostrado mais duros nas negociações, a Indonésia encerrou nesta terça-feira (22) um acordo de tarifas zeros para os produtos importados dos EUA e uma tarifa de 19% aplicada sobre os produtos.
Em uma conta no Truth Social, Trump anunciou o acordo destacando que "é uma grande honra anunciar nosso acordo comercial com a República da Indonésia, representada por seu altamente respeitado presidente, Prabowo Subianto”.
Donald Trump disse que ficou acertado que a Indonésia terá um mercado aberto para produtos industriais e tecnológicos americanos, bem como para produtos agrícolas, eliminando 99% das barreiras tarifárias.
“Os Estados Unidos da América agora venderão produtos fabricados nos Estados Unidos para a Indonésia com uma tarifa zero, enquanto a Indonésia pagará 19% sobre todos os seus produtos que entrarem nos EUA", disse Trump.
Segundo o presidente norte-americano, a Indonésia também fornecerá aos Estados Unidos “seus preciosos minerais críticos, bem como assinará grandes acordos, no valor de dezenas de bilhões de dólares, para a compra de aeronaves Boeing, produtos agrícolas americanos e energia americana”.
“Este acordo é uma grande vitória para nossas montadoras, empresas de tecnologia, trabalhadores, agricultores, pecuaristas e fabricantes”, encerrou o presidente dos EUA.
LEIA TAMBÉM:
• Lula volta a criticar ameaças de Trump sobre taxação e defende "soberania" do Brics: "Não aceitamos intromissão de quem quer que seja"
• Trump diz que Bolsonaro é alvo de perseguição no Brasil: 'não é culpado de nada'
• "Somos um país soberano", Lula reage após declaração de Trump sobre Bolsonaro
• Eduardo Bolsonaro diz que fala de Trump sobre perseguição ao seu pai não será 'única novidade' dos EUA
• Bolsonaro agradece apoio de Trump e afirma que ação do golpe é uma "clara perseguição política"
• Justiça da Flórida manda intimar Moraes em caso de empresa de Trump
• Trump volta a ameaçar Brics e afirma que grupo "vai acabar rapidamente"