Em encontro com religiosos, Lula fala sobre o Foro de São Paulo
Ex-presidente afirmou que reuniu os líderes latino-americanos para dizer que era possível chegar ao poder pelo voto
Foto: Reprodução
O ex-presidente Lula afirmou nessa segunda-feira (17) que articulou o Foro de São Paulo com o objetivo de moderar a esquerda latino-americana. O Foro é uma organização que reúne partidos politicos de esquerda, criado em 1990 que teve a articulação inicial feita pelo PT.
Em seu discurso durante o encontro com religiosos nesta segunda-feira, que há muitos grupos revolucionários na América Latina.
“Eu fiz questão de chamar todo mundo aqui para dizer para os caras 'oh, cara, a gente pode chegar pelo voto, a gente pode se organizar e acreditar no povo que a gente pode chegar pelo voto'. E obviamente que todo mundo chegou”, disse.
Lula disse ainda que durante a eleição de 1989, quando foi derrotado no segundo turno por Fernando Collor, mostrou que era possível um trabalhador chegar ao poder pelo voto.
“Em 1985, eu tinha dado uma declaração de que eu não acreditava que um operário pudesse chegar à Presidência pelo voto. Eu dizia que ia de cima jamais deixariam a gente chegar. Em 1989 eu cheguei tão perto, fui para o segundo turno e a gente chegou tão perto de ganhar as eleições que eu descobri que era possível sim”, disse.