Em jogo fraco, Vitória e Paraná empatam pela Série B
Mesmo jogando mal, Rubro-Negro conquista ponto importante na luta contra o Z-4
Foto: Geraldo Bubniak/AGB
Em jogo de baixa qualidade técnica, Vitória e Paraná empataram em 0 a 0 na Vila Capanema, em confronto disputado na noite desta sexta-feira (8) pela 34ª rodada da Série B do Brasileiro. Com o resultado, o Leão se mantém na 13ª colocação com 41 pontos, enquanto o Tricolor paranaense segue no 4º lugar, com 51.
O Tricolor panaraense foi quem teve mais posse de bola, controlou as ações do jogo e teve boa presença no campo de ataque, inclusive com oportunidade de sair com triunfo parcial. O Vitória, acuado no campo de defesa, se preocupou mais em se defender, do que propriamente tentar buscar o gol nos primeiros minutos. A única tática utilizada pelo Rubro-Negro foi tentar sair no contra-ataque em velocidade, mas a estratégia pouco oferecia perigo, muito por causa dos erros de passes.
Um dos poucos destaques do Vitória na partida foi a defesa, que esteve muito bem postada e impediu que o Paraná chegasse com mais perigo ao ataque. Mesmo com destaque, o setor cometeu erros como foi aos 21 minutos, quando Janderson recebeu fora da área e teve espaço para arriscar. Para sorte do Rubro-Negro, Martín Rodríguez fez boa defesa, espalmando para escanteio.
Em outro vacilo, Guilherme Santos roubou a bola de Felipe Garcia e chutou forte, para nova boa defesa de Martín Rodríguez. O arqueiro foi o melhor do Leão na etapa inicial.
Para não dizer que o Leão foi só defesa e sem chutar a gol, aos 35 minutos, Felipe Garcia arriscou de fora da área, mas sem perigo, por cima do gol do Tricolor. Aos 40 minutos, Carleto cobrou falta de fora da área, o zagueiro do Paraná tentou cortar e mandou pro próprio gol, sorte que o goleiro defendeu. Ao longo da partida, o Paraná foi melhor, mas ao final da etapa, o time caiu de produção e foi o Vitória que passou a ter oportunidades. Aos 45, após boa jogada de Felipe Garcia pela lateral, ele cruzou e Eron bateu de primeira, para nova boa defesa do goleiro do time da casa.
Contudo, apesar da queda de produção, o Paraná poderia ter saído de campo com o triunfo parcial, isso porque aos 47 minutos, Vitinho Mesquita recebeu na área e tocou pra Bruno Rodrigues, com gol aberto, isolar a bola. Desperdiçando uma chance inacreditável.
O segundo tempo
Novamente como na etapa inicial, o Paraná teve mais volume de jogo, presença no campo de ataque e superioridade na posse de bola, mas não conseguiu traduzir a superioridade em chances de perigo ao gol de Martín Rodríguez. O Vitória seguia no mesmo estilo de jogo, ou seja, se defendendo e buscando oportunidades para sair no contra-ataque em velocidade, mas pecava muito na troca de passes.
O jogo que se mostrou promissor na primeira etapa com boas chances de gols, caminhou para uma partida sonolenta entre as duas equipes. Nenhuma das duas fez por merecer sair do duelo com os três pontos. O chute mais perigoso só foi dado aos 31 minutos, em batida colocada de Fernando Neto, que Martín Rodríguez espalmou bem.
Panorama do Vitória na partida
Dentro da qualidade técnica do time, o resultado não foi ruim para o Vitória. Para uma equipe que luta contra o rebaixamento, a conquista de pontos fora de casa são sempre importantes, mas o time não pode se apegar a postura que teve hoje, com um desempenho tão ruim.
Apesar de ter tido boas oportunidades de vencer, o time fez uma partida fraca, recuado, só com intuito de se defender. Além do mais, o time só avançava com perigo graças a erros do Paraná. Muito pouco para uma equipe que ainda precisa de pontos para se garantir na Série B.
O grande e único destaque do Leão na partida foi a defesa. Mesmo cometendo alguns equívocos, inclusive que poderiam ter custado o resultado, ela foi organizada e anulou os principais jogadores de ataque do Paraná, como é o caso do artilheiro do time na Série B com oito gols, o atacante Jenison.
A próxima partida do Vitória será diante do CRB, na próxima terça-feira (12), às 19h15, no Barradão, enquanto o Paraná recebe o São Bento na Vila Capanema, no mesmo dia, às 21h30.