Economia

Em junho, inflação deve completar 12 meses seguidos em queda

Sequência não era vista desde 2016

Por Da Redação
Ás

Em junho, inflação deve completar 12 meses seguidos em queda

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Se o mês de junho apresentar mais uma queda no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação vai completar 12 meses seguidos de recuo, o que não era visto desde 2016.

De acordo com a CNN, especialistas apostam em mais uma redução no IPCA deste mês, com uma sequência impulsionada pelos recentes anúncios de cortes de preços, como de carros e combustíveis.

Apesar disso, profissionais do mercado ainda pregam cautela. “Ainda parece meio cedo para achar que o problema inflacionário está resolvido a partir desta queda e de medidas governamentais que ainda não têm sustentação muito sólida”, observa Juliana Inhasz, professora de economia do Instituto Insper.

Já o economista-chefe do Banco Original, Marcos Caruso, pontua que as estimativas da instituição apontam que a mínima do IPCA de 12 meses deve ser batida este mês, com 3,20%. 

“Porém, a partir do mês de julho, certamente a inflação deve começar a subir. Para dezembro, por exemplo, esperamos um fechamento de 4,90%”, destaca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário