Em live, Bolsonaro afirma que Anvisa liberou venda de hidroxicloroquina e ivermectina com receita simples
Atualmente, a compra desses produtos em farmácias e drogarias só pode acontecer com receita médica em duas vias
Foto: Reprodução/Internet
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na última quinta-feira (13), durante a tradicional transmissão nas redes sociais, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teria liberado a compra de hidroxicloroquina e da ivermectina com receita médica comum.
"Chegou na minha tela aqui, o presidente da Anvisa, o almirante Barra, acabou de confirmar a informação sobre a hidroxicloroquina e a ivermectina, você já pode comprar com uma receita simples caso seu médico recomenda, obviamente"afirmou o presidente.
Porém, momentaneamente, a decisão não está nos canais oficias da Anvisa. Em julho, a Agência determinou controle sob a prescrição médica de medicamentes que são divulgados como importantes no tratamento a covid-19. Além da hidroxicloroquina, cloroquina e nitazoxanida, a ivermectina também só é comercializada com retenção de receita. O objetivo da norma é coibir a compra indiscriminada.
Até o presente momento, a compra desses produtos em farmácias e drogarias só pode acontecer a partir da apresentação de receita médica com duas vias, a primeira deve ser retida pelo estabelecimento. Cada prescrição será válida por 30 dias, a partir da data de emissão, e só poderá ser usada uma vez.
Caso a informação dita pelo presidente seja confirmada pela Anvisa, será necessário apenas uma receita médica simples, emitida em via única, para que o paciente compre os medicamentos.
Bolsonaro relembrou que foi medicado com cloroquina quando contraiu a covid-19, da mesma forma que 10 dos 23 ministros, que também testaram positivo para doença.