Em meio a crise com Israel, Lula recebe secretário de Estado dos EUA
No encontro, petista e Antony Blinken devem discutir questões bilaterais
Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, na quarta-feira (21), em Brasília, para discutir questões bilaterais. A visita ocorre em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel.
Lula provocou controvérsia ao comparar o conflito na Faixa de Gaza ao massacre de judeus durante o Holocausto. Blinken, que é judeu e cujo padrasto sobreviveu ao genocídio nazista, visitou Israel em outubro para oferecer apoio dias após o ataque o Hamas.
Os Estados Unidos são os principais aliados de Israel na guerra, que já dura quatro meses. Com uma aliança histórica que se formou entre os dois países ao final da Segunda Guerra Mundial, os americanos têm reafirmado “apoio inabalável” a Israel desde o início do conflito.
Visita ao Brasil
Antony Blinken chega a Brasília na noite desta terça-feira. Na quarta-feira (21), ele se reunirá com o presidente Lula para discutir questões bilaterais e globais, incluindo o apoio à presidência do Brasil no G20, a cooperação na transição para energia limpa e o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Em seguida, Blinken viajará ao Rio de Janeiro para participar da reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20.