Em meio à crise diplomática, Japão e Filipinas firmam acordo de defesa
Países tentam frear avanço de Pequim no Mar do Sul da China
Foto: Santiago Navarro/Marinha dos EUA
As Filipinas e o Japão estão prestes a assinar um acordo de defesa que permitirá que as suas forças militares visitem o solo um do outro. A informação foi divulgada neste domingo (7), pelo gabinete de comunicações do presidente filipino.
A previsão é de que o acordo seja formalizado na segunda-feira (8). Trata-se de uma manobra que facilitará a mobilidade das forças militares entre os dois países, sendo reflexo do aumento das tensões regionais, especialmente em relação às crescentes disputas marítimas.
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., presenciará a cerimônia de assinatura do acordo. O evento também contará com a presença de duas figuras-chave do governo japonês: Yoko Kamikawa, Ministro das Relações Exteriores, e Minoru Kihara, Ministro da Defesa.
A iniciativa se insere em um contexto onde tanto Filipinas quanto Japão têm expressado preocupações contínuas com as ambições territoriais da China. Enquanto as Filipinas disputam com a China no Mar do Sul da China, o Japão enfrenta conflitos semelhantes no Mar da China Oriental, principalmente em relação às ilhas Senkaku, conhecidas na China como Diaoyu.
As negociações formais para um Acordo de Acesso Recíproco entre as Filipinas e o Japão começaram no mês de novembro do ano passado.