• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Em menos de um ano de funcionamento, Casa da Mulher Brasileira atende mais de 7 mil vítimas de violência
Salvador

Em menos de um ano de funcionamento, Casa da Mulher Brasileira atende mais de 7 mil vítimas de violência

Espaço tem como objetivo acolher mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência

Por Da Redação
Ás

Em menos de um ano de funcionamento, Casa da Mulher Brasileira atende mais de 7 mil vítimas de violência

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Em funcionamento há menos de um ano, a Casa da Mulher Brasileira, localizada em Salvador, já atendeu sete mil vítimas de ameaça, ofensa, assédio, tortura ou agressão física, psicológica ou patrimonial. 

O equipamento, inaugurado em dezembro, faz parte da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres na Bahia e funciona 24h por dia. No espaço há uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público (MP), Batalhão de Proteção à Mulher, Ronda Maria da Penha, serviço de acolhimento psicossocial, central de abrigamento temporário para mulheres com risco eminente de morte e brinquedoteca. 

Somente no mês de agosto, foram registradas 569 denúncias na Deam do equipamento e 539 demandas de apoio jurídico. Além disso, mais de 200 medidas protetivas foram expedidas de modo emergencial pela Justiça. 

A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Ana Clara Auto, salientou que as vítimas não estão sozinhas e devem buscar ajuda. “Não se sintam culpadas, esse é um problema da sociedade. Temos esse equipamento à disposição de todas, gerido por mulheres e para mulheres. Fiquem à vontade e cheguem”, disse.

Além da Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, as Salas Elas à Frente oferecerem suporte psicossocial, situados na Base Comunitária do Calabar e na Estação de Metrô Pirajá. No interior do estado, já foram instaladas em Cachoeira, São Domingos e Itabuna. Já as Unidades Móveis percorrem regiões do interior do estado. 

Na Bahia, a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres é composta pelos seguintes organismos: Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams); Salas Elas à Frente da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa Acolhimento; Dique 180; o Dique 190, além do Batalhão Maria da Penha. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.