Em mobilização ao Outubro Rosa, Naspec realiza campanha informativa para mulheres em tratamento no SUS
Como forma de auxiliar as mulheres que usam o Sistema Único de Saúde, iniciativa lança cartilha gratuita para suporte e apoio

Foto: Divulgação
Em campanha para conscientização, no Outubro Rosa, o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC) promove iniciativa, com tema ‘A Jornada da Mulher no Enfrentamento Contra o Câncer’.
A ação busca discutir e apresentar a importância dos cuidados com a mama e o diagnóstico precoce, com foco em apresentar e debater as dificuldades que as mulheres enfrentam durante o tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ano a campanha contará ainda com o lançamento da Formação da Rede Baiana de Saúde da Mulher, focada em políticas públicas para ações de advocacy. Com o objetivo de multiplicar informações para um maior número de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa visa fortalecer e ampliar o raio de atuação, além de discutir a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
Como parte da programação da ação, o núcleo realiza campanha digital e uma série de lives abertas ao público, através do perfil @naspecnucleo.
Na programação, a primeira live traz a temática ‘A Importância do Apoio Psicológico no Enfrentamento ao Câncer de Mama’; no segundo encontro acontece o lançamento das cartilhas sobre ‘Mama e Colo do Útero’; e para finalizar a série, o tema de diálogo será ‘Estou com Câncer, e Agora?!’.
A fundadora e diretora do NASPEC, Romilza Medrado, explica que as dificuldades encontradas pelas mulheres que utilizam o SUS são muitas, como horários incompatíveis com suas disponibilidades e demandas diárias - trabalho, filhos, entre outros. “Além disso, ainda dispomos de poucas ofertas para mamografias, indisponibilidade de ofertas de ultrassonografia, consultas com mastologistas e biópsias”, frisa.
Como forma de trazer informação às mulheres, a campanha - que utiliza a sua hashtag oficial de mobilização do núcleo #VocêPrecisaSeTocar, contará com a participação de parceiros, voluntários, apoiadores e trabalhadores de saúde na divulgação e distribuição de material informativo, somando aos esforços das políticas públicas e promoção à saúde da mulher, para gerar acessos e caminhos de comunicação até o público-alvo.
“Para aumentar nosso alcance, teremos a participação de associações e centros comunitários, universidades e faculdades, grupos informais interessados, profissionais de saúde, secretarias de saúde, em Salvador e interior da Bahia”, destaca Romilza Medrado.
A campanha fará também o lançamento das cartilhas informativas, Jornada da mulher usuária do SUS, na linha de cuidados, no controle do câncer de mama e colo de útero.
De acordo com a coordenadora de enfermagem, projetos e advocacy, Katia Baldini, o material oferece uma linguagem fácil e dinâmica, com o objetivo de mostrar o passo a passo desde a chegada da mulher no posto de atenção básica até o tratamento. “A cartilha funcionará como um guia (formato impresso e digital) para instrução e garantia dos cuidados, mostrando também como essas doenças atuam”, explica. E fazendo-as entender que fazer auto cuidado mensal, avaliação clinica das mamas anual, mamografia a partir dos 40 anos anualmente são as únicas formas de se ter diagnóstico precoce, quem procura, acha, e quem acha, cura.
Romilza Medrado acrescenta que o material impresso será distribuído e divulgado com auxílio da Rede Baiana da Saúde da Mulher. “A distribuição da cartilha tem a intenção de fortalecer o controle ao câncer de mama e colo de útero para as usuárias doSUS, reforçando as ações de advocacy e políticas públicas do estado”, finaliza.