• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Em novembro, aproximadamente 10% das negociações trabalhistas acarretaram em aumento real de salário
Economia

Em novembro, aproximadamente 10% das negociações trabalhistas acarretaram em aumento real de salário

Levantamento mostra que 47,4% dos trabalhadores tiveram reajuste abaixo da inflação

Por Da Redação
Ás

Em novembro, aproximadamente 10% das negociações trabalhistas acarretaram em aumento real de salário

Foto: Reprodução/ Getty Images

Um boletim divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Salariômetro, estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável por analisar as relações no mercado de trabalho, apontou que, em novembro, apenas 9,8% das negociações trabalhistas resultaram em aumento real de salário. 

Essa é a nona vez consecutiva em que o reajuste salarial do brasileiro não obtém ganhos além da reposição da inflação. O reajuste de novembro conquistado nas negociações foi de 4,8%, igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses. 

Contudo, boa parte dos trabalhadores (47,4%) teve um reajuste abaixo do INPC. Os cálculos foram feitos a partir da soma a outros dados do atual cenário da economia que indicam o aumento da inflação e perda do poder de compra. De acordo com a projeção do INPC, a inflação para 2021 será acima de 5% e, por isso, os aumentos reais vão continuar sendo raros no próximo ano.

Outro dado que indica em endurecimento do mercado de trabalho é a redução das negociações coletivas com data-base em 2020 que foram concluídas. O índice foi de 75%, menos que os 83% registrados em 2019.

O piso salarial mediano ficou em R$ 1.270 em novembro (21,5% acima do salário mínimo de R$ 1.045). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário