• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Em Paris, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos
Cultura

Em Paris, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos

Nos dias 10 a 24 de junho, a exposição promete exaltar a cultura africana com o objetivo de combater o racismo religiosos e compor o cenário multicultural do país

Por Da Redação
Ás

Em Paris, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos

Foto: Reprodução

Conhecido como "Pintor dos Orixás", Ed Ribeiro, irá expor suas obras na mostra ‘’Ecos dos Orixás’’ durante a abertura dos jogos olímpicos, no prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris, de forma totalmente gratuita. A mostra trará aspectos que registram o elo cultural entre as heranças brasileiras que perpassam as origens africanas, indígenas e europeias. Acontecerá nos dias 10 a 24 de junho.

Paulo Rufino, cientista brasileiro que mora desde 2010 na Europa, será o curador, e mostra que o objetivo é construir por meio da arte e momentos de debates, respeito e informação pelas influências de diversas culturas, principalmente, africana, que gerou aspectos culturais e sociais da América Latina, unindo também as fés que formaram essa nação. 

" Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás’’, construindo toda a composição das religiões que formam o nosso país. Partindo de Xangô e Ogum, divindades de matriz africana, até os santos católicos, abraçando, inclusive, o que entendemos por sincretismo religioso, mas também falando sobre a espiritualidade dos povos originários" disse Paulo. Ele também acrescenta o intuito de esclarecer por meio de um diálogo artístico, o racismo religioso.   

Após essa exposição em Paris, ‘’Ecos dos Orixás’’ estará entre os dias 13 de julho e 30 de agosto em Portugal, encerrando sua agenda no Rio de Janeiro, em Niteroi, de 3 de agosto até 28 de setembro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário