Em publicação nas redes sociais, Anitta pressiona Lula para que escolha uma mulher para substituir Barroso no STF
Artista ressaltou que, dos 172 ministros que já passaram pelo STF, apenas três foram mulheres e nenhuma negra

Foto: Reprodução/Instagram/@anitta | Ricardo Stuckert / PR
Anitta usou as redes sociais na tarde desta terça-feira (14) para se manifestar sobre a indicação do substituto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que será feita pelo presidente Lula (PT). Em uma publicação no X (antigo Twitter), a cantora afirmou que torce para que uma mulher ocupe o cargo.
"O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher", escreveu Anitta.
Barroso deixará o STF no próximo sábado (18), após mais de 12 anos na Corte. Nesta terça-feira, o ministro oficializou seu pedido de aposentadoria antecipada.
Anitta complementou ressaltando que, dentre os 172 ministros que já passaram pelo STF, apenas três foram mulheres e nenhuma negra. "Até o ano 2000, o STF jamais havia tido uma ministra", pontuou.
A artista conclui o posicionamento compartilhando um abaixo assinado com uma carta aberta direcionada a Lula, solicitando que a vaga do STF "seja ocupada por uma mulher com trajetória sólida e compromisso com a democracia."
Confira a publicação:
O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher. pic.twitter.com/ACUnLHNKb5
— Anitta (@Anitta) October 14, 2025