Em quase 12 meses de pandemia, 12,7 bilhões de máscaras de pano foram encontradas no lixo
Levantamento estima que cada brasileiro tem, em média, cinco unidades em casa
Foto: Reprodução/ Agência Brasília
Em quase um ano de pandemia do novo coronavírus, o Brasil registrou mais de 12,7 bilhões de máscaras de tecido que foram descartados no lixo. O levantamento foi feito pelo Instituto Akatu, uma ONG dedicada à mobilização pelo consumo consciente, que levou em consideração que cada máscara pode ser lavada 30 vezes e que são cinco máscaras para cada brasileiro.
Em volume, essa quantidade de tecido seria o suficiente para preencher mais de 9 mil apartamentos de 50 m² ou encher 457 piscinas olímpicas.
“Ser um consumidor consciente não se limita a usar a máscara da forma correta para protegermos uns aos outros, mas inclui prestar atenção no que acontece com esses itens após o uso”, destaca Larissa Kuroki, coordenadora de conteúdos do Instituto Akatu.
Como lavar as máscaras
A OMS indica que as máscaras de pano podem ser lavadas até 30 vezes antes do descarte. A higienização pode ser feita com sabão ou detergente, de preferência com água quente. Outra opção é colocar em água fervida por 1 minuto após a lavagem ou deixá-las de molho com água sanitária por no máximo 30 minutos e enxaguar bem.