• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Em rede social, Lira afirma que decisão de Gilmar Mendes faz grupo calheirista abandonar golpe em Alagoas
Política

Em rede social, Lira afirma que decisão de Gilmar Mendes faz grupo calheirista abandonar golpe em Alagoas

Comentário feito nas redes sociais foi direcionado ao senador Renan Calheiros, ex-governador do estado

Por Da Redação
Ás

Em rede social, Lira afirma que decisão de Gilmar Mendes faz grupo calheirista abandonar golpe em Alagoas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), utilizou as redes sociais, na manhã desta terça-feira (10), para comentar sobre a derrota que sofreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes manter a eleição para governador-tampão de Alagoas como indireta. 

Em abril, o ex-presidente do Senado e o presidente da Câmara entraram em disputa judicial em torno da definição do sucessor do ex-governador Renan Filho (MDB), que renunciou ao cargo para concorrer ao Senado.

A decisão representou uma vitória parcial do senador Renan Calheiros, que tenta manter o grupo político com influência em Alagoas. Ao manter a eleição como sendo indireta, a sentença beneficia Calheiros, e o candidato Paulo Dantas surge como favorito para vencer o pleito. Mendes, entretanto atendeu ao principal pedido da oposição ao determinar que o registro e votação dos candidatos a governador e vice sejam feitos em chapa única. O primeiro permitia candidaturas separadas para ambos os cargos, algo criticado pelo grupo de Lira, já que a regra beneficiava os Calheiros.

"A decisão [...] determina que o grupo calheirista corrija as irregularidades e abandone o golpe que tentava impor no Estado", escreveu ao se referir sobre as supostas irregularidades praticadas pelo senador Renan Calheiros (MDB), que deixou o cargo de governador do estado para concorrer ao Senado.

Na linha de sucessão, o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) havia deixado o mandato em 2020, para se eleger prefeito de Arapiraca. O presidente Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (MDB), também se recusou a assumir a gestão para não ficar inelegível em outubro. 

Com diversas renúncias ao cargo, o atual governador de Alagoas é o  desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça do estado.

Para Lira, Renan Calheiros deveria pedir desculpas a população alagoana diante das irregularidades praticadas. "É improvável que o faça, pois está no seu DNA desrespeitar as instituições e o povo. Vamos continuar vigilantes, buscando o que é correto e bom para Alagoas, pq esse é o nosso dever", escreveu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.