Brasil

Em rede social, Lula lamenta morte de ex-presidente da Eletrobras

O velório, aberto ao público, será realizado no átrio do Palácio Universitário, no câmpus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro

Por Da Redação
Ás

Em rede social, Lula lamenta morte de ex-presidente da Eletrobras

Foto: Reprodução

Por meio das redes sociais, o ex-presidente Lula lamentou a morte do físico e ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa, que morreu nesta quinta-feira (3), aos 80 anos, no Hospital São Lucas, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.

"Pinguelli Rosa deu imensa contribuição para a evolução e defesa do sistema energético brasileiro, que hoje está sob ataque de entregadores do país. Fará grande falta ao Brasil."

Pinguelli, que é considerado um dos maiores especialistas em energia no país, já foi presidente da Eletrobras entre 2003 e 2004 e diretor da Coppe/UFRJ.

O atual diretor da Coppe/UFRJ, Romildo Toledo, decretou luto de três dias na instituição. “A Coppe/UFRJ decreta luto oficial por três dias em homenagem ao seu ilustríssimo Professor. Em meu nome e em nome da diretoria, da qual Pinguelli fazia parte, e de todo Corpo Social da Coppe, prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido Professor Pinguelli”, disse em nota.

O físico era Membro da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2003, e integrou o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC/ONU). Ele também já foi agraciado com o Forum Award da Sociedade Americana de Física, em 1992.

Ao longo de sua carreira, ele recebeu a comenda com o grau de Chevalier de LOrdre des Palmes Académiques, concedido em 1998 pelo Ministério da Educação da França; o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, concedido no ano 2000 pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.

O velório, aberto ao público, será realizado ainda hoje (3), às 17h, no átrio do Palácio Universitário, no câmpus da Praia Vermelha (Av. Pasteur 250), no Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário