• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Em reunião com Pacheco, governadores pressionam por compensação federal sobre perda de arrecadação com ICMS
Política

Em reunião com Pacheco, governadores pressionam por compensação federal sobre perda de arrecadação com ICMS

Principal impasse é em relação ao valor cobrado pelos gestores estaduais, mais que o dobro do que o Tesouro Nacional calcula

Por Da Redação
Ás

Em reunião com Pacheco, governadores pressionam por compensação federal sobre perda de arrecadação com ICMS

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Em reunião na última terça-feira (14) na casa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-G), governadores intensificaram as cobranças para que o Congresso também ajude no diálogo com o governo federal para repor as perdas de arrecadação dos Estados após a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que vigora desde 2022.

Os gestores estaduais pressionam para firmar um acordo com a Câmara e o Senado até março para resolver essa questão. Em contrapartida, eles prometem não repassar as despesas ao consumidor, aumentando os tributos.

"Uma das preocupações de todos os 27 governadores é de não repassarmos à população qualquer tipo de aumento. O consumidor está sendo preservado dentro das análises de todos os governadores", disse a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

O Governo Federal já indicou que vai compensar os Estados, mas agora o principal impasse são os valores. Os governadores calculam R$ 45 bilhões a serem pagos pela União, mas o Tesouro Nacional estima um patamar que representa menos da metade: R$ 22 bilhões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário