Em Salvador, cadastro de novos alunos na rede municipal de ensino vai até o dia 4 de dezembro
Inscrições podem ser feitas de forma virtual ou em qualquer unidade de ensino
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS
Pais e responsáveis podem cadastrar novos alunos na rede municipal de Educação de Salvador até o dia 4 de dezembro. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o processo é referente ao ano letivo de 2025.
As inscrições devem ser feitas de forma virtual, por meio do site, ou em qualquer unidade de ensino municipal. Para realizar o cadastro, é necessário o CPF do responsável, a certidão de nascimento da criança e o endereço completo de interesse.
Esse cadastro, no entanto, não garante a matrícula imediata do aluno. Segundo a Smed, a efetivação da matrícula acontecerá em "tempo oportuno" para as crianças cadastradas que foram contempladas pela distribuição eletrônica de vagas.
A distribuição das vagas é feita conforme a escola escolhida por cada família e os critérios de prioridade estabelecidos pela secretaria para o público-alvo da Educação Especial.
Esses critérios incluem:
-Deficiência física, auditiva (surdez), visual (cegueira ou baixa visão), intelectual, múltipla ou surdocegueira;
-Transtornos do espectro autista (TEA), como psicoses infantis, Síndrome de Kanner, Síndrome de Rett, e/ou altas habilidades/superdotação;
-Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
-Situação socioeconômica, como beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de -Prestação Continuada (BPC), cujas mães ou responsáveis têm medida protetiva segundo a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006);
-Crianças em situação de acolhimento familiar.
O Cadastro Escolar da Educação Infantil abre vagas para crianças de 2 a 5 anos, nascidas entre 01/04/2019 e 31/03/2023.
Já o Cadastro do Ensino Fundamental é destinado aos estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, com idade a partir de 6 anos, desde que completados até 31/03/2025.
O cadastro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, é destinado a jovens, adultos e idosos que desejem retomar os estudos em escolas da rede municipal de ensino de Salvador, no turno noturno.