Em Salvador, PGR defende atuação resolutiva do MP brasileiro
Para Elizeta Ramos, órgão precisa se manter atento às crises contemporâneas
Foto: Cerimonial/PGR
A procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, destacou na noite desta quarta-feira (08), na abertura do 25º Congresso Nacional do Ministério Público em Salvador, a importância de o órgão se manter atento às crises contemporâneas, como as migratórias e as questões climáticas, bem como aos novos direitos, como a proteção de dados, e à tutela dos direitos transindividuais e fundamentais. O evento continuará até sexta-feira (10) com o tema "Ministério Público e resolutividade na era da tecnologia 5.0".
“O Ministério Público brasileiro deve ser uma ponte para a reconciliação nacional, para o consenso do possível, que está prescrito desde 1988”, enfatizou a procuradora-geral da República.
Como exemplos de iniciativas que consolidam a disposição resolutiva do Ministério Público brasileiro, Elizeta Ramos destacou o Georadar, um sistema que viabiliza a consulta de informações de 450 bases de dados de órgãos públicos. Essa ferramenta permite maior agilidade e avanços nas investigações em curso em todo o país e é um importante instrumento para o combate a crimes ambientais, invasões a terras indígenas, tráfico de drogas, entre outras irregularidades.
Outra iniciativa mencionada pela PGR é a Plataforma Smart Lab, resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil). Esse sistema reúne e disponibiliza dados públicos, funcionando como um observatório do trabalho decente no país.