Em texto, PT chama diretor do Banco Central de "lacaio" e "capacho"

Partido critica fala de Campos Neto sobre “terceirizar” gestão das reservas brasileiras

Por Da Redação
Ás

Em texto, PT chama diretor do Banco Central de "lacaio" e "capacho"

Foto: Agência Brasil

Em um texto intitulado “Campos Neto mira destruir soberania com plano de privatizar reservas internacionais”, publicado no site oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) na sexta-feira (27), a sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chama o presidente do Banco Central de “lacaio” e “capacho” do sistema financeiro. 

Na publicação, o PT critica declarações de Campos Neto em uma entrevista à gestora de fundos americana BlackRock, na qual ele defendeu “terceirizar” a gestão das reservas brasileiras. “Não satisfeito em golpear a economia popular sucessivas vezes com as extorsivas taxas de juros praticadas pelo Banco Central [13,75%], o bolsonarista Roberto Campos Neto comete agora um dos mais graves atentados contra o povo brasileiro já vistos na história recente do país”, diz o texto.

“Reafirmando o papel de lacaio do sistema financeiro, Neto revelou o mais novo plano para destruir a soberania nacional: terceirizar a gestão de ativos brasileiros. Em outras palavras, entregar ao capital especulativo estrangeiro as reservas internacionais do Brasil, hoje estimadas em US$ 380 bilhões graças aos governos do PT”, prosseguiu.

Investigação no TCU

A fala do presidente do Banco Central levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a abrir uma investigação para apurar se há irregularidades no plano. De acordo com relatos de integrantes da Corte, há avaliação de que o chefe da autoridade monetária foi “imprudente” ao citar o plano de repassar a terceiros a gestão de ativos.


 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário