Em visita inédita, Biden anuncia recursos para projetos na Amazônia
É o primeiro líder do estado americano em exercício a conhecer a floresta amazônica
Foto: Adam Schultz | Official White House
O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, divulgou, neste domingo (17), uma lista de "novos reforços" visando conservar a floresta amazônica, protegendo a biodiversidade e enfrentando a crise climática.
Entre as medidas, uma contribuição de mais de US$ 50 milhões (cerca de R$ 290 milhões) ao Fundo Amazônia está presente nos planos. Porém, a liberação do dinheiro está em dependência do Congresso americano, que conta com maioria do Partido Republicano na Câmara e no Senado a partir do próximo ano, sem contar a chegada de Donald Trump ao poder.
No final de seu mandato, Biden planeja marcar posição na agenda do clima. No entanto, o republicano já deixou explícito que é desfavorável à imposição de restrições ambientais, podendo retirar o país mais uma vez do Acordo de Paris. Em sua campanha, Trump também prometeu dar novo início à produção de combustíveis fósseis.
A agenda do presidente americano em Manaus prevê um sobrevoo da floresta e uma visita ao Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke.