Em Washington, Mauro Vieira se reúne com secretário de Estado dos EUA
Reunião ocorreu no mesmo dia que o governo americano anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fontes do Itamaraty disseram que o ministro de relações exteriores, Mauro Vieira, se encontrou com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington, D.C, nesta quarta-feira (30).
A confirmação ocorre após rumores indicarem uma possível vinda do chanceler à capital americana após agenda em Nova York, onde Mauro participou de reuniões na sede da ONU. Existiam dúvidas relacionadas se o chanceler iria comparecer a Washington ou não.
A reunião com Rubio ocorreu no mesmo dia que o governo americano anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e a assinatura de uma Ordem Executiva impondo tarifas de 50% sobre importações brasileiras, que deverão entrar em vigor a partir de quarta-feira (6) e não na sexta.
Nesta quarta-feira (30), a comitiva de senadores brasileiros finalizou a visita à Washington, em que se encontrou com parlamentares e empresários norte-americanos.
Os parlamentares disseram não ter procurado contato com a Casa Branca, já que o objetivo seria somente aumentar laços com as contrapartes norte-americanas e o setor privado, que tem agido para reverter a situação das tarifas.
O intermédio com o Departamento de Estado norte-americano é vista como de grande importância para as negociações entre o Brasil e os Estados Unidos neste momento, principalmente mediante a proximidade entre Rubio e Trump.