Embaixador brasileiro na Ucrânia e equipe deixam a capital Kiev
Saída ocorreu por questão de segurança; Norton de Andrade Mello Rapesta afirmou que permanecerá na Ucrânia até retirar todos os brasileiros

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O embaixador brasileiro na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, afirmou, em vídeo divulgado nessa terça-feira (1º), que ele e sua equipe deixaram Kiev, capital ucraniana, por razões de segurança.
No último dia 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma invasão à Ucrânia. Nessa terça (1º), o exército russo atacou as duas principais cidades ucranianas, Esse confronto já é considerado o maior ataque de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial.
No vídeo, Rapesta diz que permanecerá na Ucrânia até que todos os brasileiros, que desejarem ir embora, sejam retirados.
Segundo informações do Itamaraty, as atividades da Embaixada Brasileira serão transferidas de Kiev para Lviv e Chisinau, capital da Moldávia. Os dois postos de atendimento consular serão abertos nestas cidades, segundo o Itamaraty,
"Há várias missões diplomáticas que se mudaram pra cidade de Lviv que fica cerca setenta quilômetros da fronteira com a Polônia. Talvez nós tenhamos que fazer isso as condições em Kiev chegarem ao ponto que impeça a segurança e a capacidade de trabalho do nosso pessoal", disse o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, durante entrevista à GloboNews, na segunda-feira (28).
E diante da intensificação dos bombardeios, aumentando a insegurança, e da falta de capacidade de realizar o trabalho, não restou outra alternativa à Embaixada Brasileira que não fosse a saída de Kiev.